quinta-feira, maio 19, 2005

*** exclusivo: a guerra suja das televisões ***

Não, não me refiro aos electrodomésticos que o povo de Gondomar julgou perdidos, mas que o Major já sossegou com a sua credível candidatura como independente. Refiro-me, sim, ao ponto a que chegámos em termos de angariação e de fidelização de espectadores das emissões televisivas.

Todos nós sabemos que vale tudo para conquistar audiências. Diariamente, TVI, SIC e RTP 1 (há outro, não há?) degladiam-se e desdobram-se em estratagemas para conseguir roubar as famílias portuguesas à sua obsessão de terminar o sexto volume da tradução de Proust do Pedro Tamen e convertê-las à superior qualidade dos seus seriados e programas de variedades. No entanto, também sabemos que, desde os idos de 1949, instrumentos como a Convenção de Genebra protegem as populações de conflitos armados e proíbem o uso indiscriminado de armas e métodos de guerra que causem doenças supérfluas, sofrimento humano desnecessário e danos graves e a longo prazo para o meio ambiente.

Ora, fazendo tábua rasa daquilo que o Direito Internacional tem de mais bonito logo a seguir à Condoleezza Rice, a RTP preparou um alinhamento para esta noite que juntou, em contínuo, o Festival Eurovisão da Canção e uma Grande Entrevista com Pedro Santana Lopes! Eu VI!, eu estava lá.

Peço uma intervenção da ONU (espero que venham quando a Angelina estiver de turno)! Queriam armas de destruição maciça? Aqui têm! E só espero que vocês tenham escapado a tempo, porque não sei que sequelas isto poderá deixar. Ainda por cima, foram dois ataques sem qualquer critério ou coerência: quem se lembraria de juntar um programa piroso, kitsch e demodé com o Festival da Canção?

Tenham força e mantenha-se unidos. Preparem-se para o pior. É que foram só as meias-finais (não, não é contigo, "Pedro").

P.S.: Qualificaram-se para a final:

- Nox, da Hungria;
- Luminita, da Roménia;
- Wig Wam, da Noruega;
- ZDOB [shi] ZDUB, da Moldávia;
- Shiri Maimon, de Israel;
- Jakob Sveistrup, da Dinamarca;
- Martin, da Macedónia;
- Boris Novković’s, da Croácia;
- Vanilla Ninja, da Suíça;
- Walters & Kazha, da Letónia.

A final é no próximo dia 21 de Maio e tem transmissão em directo na RTP 1.

2 scone(s)

Às 20/5/05 00:54, Anonymous Anónimo disse...

Se não me engano, o concorrente da Macedónia tinha um grupo de suporte com talentos á vista de todos.
E como vi a tal performance em local público e sem som, para mim já ganhou!

 
Às 22/5/05 14:34, Blogger Duarte disse...

Na final ganhou a Grécia, outra das tuas favoritas! São muitos anos disto, não é?...

 

Enviar um comentário

<< voltar