terça-feira, dezembro 07, 2004

efemérides



«Não acredito na eternidade. O que fica de mim é um rodapé num livro de História.»

Mário Soares, nascido a 7 de Dezembro de 1924, comemora hoje os seus 80 anos. Mais do que gostar-se ou não, ele existe; existiu, fez e continua a ser ouvido. Por isso, por aquilo que me ensinaram e pelo que fui vendo - porque me deixam ver - ao longo desta pequena vida, o mínimo que posso fazer é dar-lhe os parabéns e dizer-lhe: muito obrigado.

Mas para além de Soares, ao dia de hoje também se atribui o nascimento de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), escultor, arquitecto e proeminente mestre do barroco. Bernini ajudou a dar forma e a eternizar Roma e, ainda e especialmente hoje, é um dos responsáveis pela apaixonada comoção que se sente quando por lá se passeia perdidamente, ao encontro do nada, e se depara com uma silenciosa ponte Sant'Angelo, com fontes encantadas na piazza Navona ou na piazza Barberini, com um elefantino perdido em frente a Santa Maria Sopra Minerva.

A imagem que encima esta entrada é de O Rapto de Prosérpina, uma das mais belas esculturas de Bernini. Uma simples fotografia, que nada tem que ver com o original, patente na Galeria Borghese. Em todo o caso, a minha oferta para este dia.

P.S.: A frase em epígrafe foi retirada desta entrevista, concedida por Mário Soares ao Diário de Notícias.