quinta-feira, dezembro 30, 2004

cadernos do laçarote – XII

bairro dos coqueiros
29.Dezembro.2004
18h36 em Portugal


Más notícias, tropas. Não, não estou a aturar o professor Higgins no My Fair Lady do La Féria na RTP Internacional – isso foi há dois dias. Mas a mistura de ares condicionados com fumo de tabaco fez com que a febre subisse e as dores de garganta aumentassem. Passei o dia inteiro incomodado, a espirrar e a assoar-me, suando sob um calor abrasador. Ainda cheguei a ficar contente, pois lembrei-me logo que um diário de viagens não é nada até que o narrador comece a sofrer de maleitas exóticas, febres, delírios, diarreias. O que seria do Bruce Chatwin sem o escorbuto? Quem seria o Paul Bowles sem as febres hemorrágicas e as alucinações do deserto? Só que eu tenho apenas uma constipação, coisa nada nobre e pouco rara para perder tempo a descrever.

A principal – e única – actividade de hoje foi um almoço, que acabou há pouco tempo. Em casa da dona Rosário, foram servidas lagostas, caranguejos, gambas, camarão, porco, vaca, pudim, conversa e kizomba. Estava tudo delicioso e só acabou assim tão cedo porque a dona Rosário tinha um jantar às 20h30 e um casamento depois do jantar…

Acabado o repasto, entremeado por vários lenços de papel, guardanapos e Mebocaínas, vim para aqui, exclusivamente para vos escrever isto, ver as locutoras de continuidade da televisão pública local e ir para a cama com um bule de chá, mel e limão. Desejem-me sorte.