domingo, janeiro 02, 2005

cadernos do laçarote – XIV

cabo ledo
último dia do ano
14h18 em Portugal



Praia de Cabo Ledo

Eu não disse? E nada melhor do que um bom banho de mar para purificar o nosso corpo e limpar todos os males.

Escrevo da Pescaria Queirós, onde depois de um arroz de marisco à angolana acabado de servir, o dito senhor Queirós, um homem corpulento e conversador, sentou-se à nossa mesa com uma garrafa de whisky e vai contando velhas histórias da sua vida passada por África. O estilo – mais da personagem do que da narrativa – faz-me lembrar os xerifes de alguns restaurantes portugueses, que gostam de conversar com os seus clientes enquanto gritam para toda a gente e insultam desinteressadamente os que vêm a chegar.

A praia é muito bonita e permitiu algumas braçadas e o contacto com os pescadores locais, que, à falta das novas condições de conservação da base da sua alimentação, se dedicam à salga e à secura do peixe.


Miradouro da Lua

No caminho até cá, passámos pelo miradouro da lua e pela Barra do Kwanza. Sensível aos pedidos recebidos e com pouca vontade de escrever, acaba-se aqui o texto, venham as fotografias.


Barra do Kwanza

P.S.: A passagem de ano será em Luanda, provavelmente em casa. E Cabo Ledo aqui, com as suas tendas, jangos e bungalows sobre a praia…


Cabo Ledo